quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Karatê



Olá, se você está curioso sobre esse texto, leia-o e assim saberá mais coisas, se não te chamou a atenção, leia-o asssim mesmo, e você vai se interessar mas se você leu até aqui e não vai continuar a ler vou te rogar uma maldição: Cada vez que você tocar na água com as mãos vai molhar os dedos. Arrepiante, não?
Eu irei falar um pouco sobre o Karatê, que é uma arte marcial que atravessou muitos séculos e continuará atravessando, até que atravessará milênios, um éoni (se você não sabe o que é um éoni vou falar agora: É um período de mil milhões de anos, ou seja, um bilhão de anos. Já imaginou se cada ano te der um real? Dá para comprar tanta balinha que se pode morrer de diabetes).
Ao contráio do que muitos pensam, o Karatê não é um esporte que incentiva a violência, no qual a gente aprende a quebrar ossos, rachar muros no soco, esse esporte visa o equilíbrio mental e físico (pode parecer papo daqueles guris carecas, mas é verdade).
O Karatê não é a arte marcial primordial, é uma adaptação e aprimoração de outras artes marciais. Karatê significa "mãos vazias", porque a única arma usada nesse esporte é o corpo e mente. O Karatê se expandiu quando proibiu-se o uso de armas no Japão, então as pessoas tiveram que aprender a usar seu corpo para se defender e usaram isso para o bem e para o mal por isso também que foi proibido as artes marciais, mas os professores continuaram a ensinar em segredo apenas para os alunos mais dedicados, o que fez o Karatê deixar de ser uma arte marcial violenta e tornar-se um princípio de filosofia. Muitos desses alunos viraram professores e então fundaram estilos e linhagens de Karatê, que foi sendo aprimorado e modificado desde então.
Este esporte trabalha todos os músculos do corpo e também os dois lados do cérebro mas aviso exige espírito forte e não apenas e obrigatoriamente corpo forte, o corpo é mais fácil de fortalecer que o espírito. Para fortalecer o corpo e exibir músculos é necessário coisas simples (alguams flexões, enchimento de espuma e alguns esteróides), mas para tornar um espírito forte exige um grande controle mental, que se consegue apenas com disciplina e força de vontade ( ou dê a ele uma boa dose de espinafre).
Se você começar a praticar esse esporte, vai errar, o que é normal, pois se todos soubessem Karatê perfeitamente não precisariam de professor né?
O Karatê tem como símbolo de graduação as faixas, que seguem está ordem: Branca, Amarela, Vermelho, Laranja, Azul, Verde, Roxa, Marrom, Preto. Ao contrário do que muitos pensam a faixa preta não é a última faixa do Karatê. As faixas pretas são divididas em Dans, quanto maior o Dan, maior a graduação. Vai do primeiro ao nono Dan. As faixas menos graduadas obedecem as mais graduadas.
Exixitem vários estilos de Karatê existindo muitas diferenças, uma delas é a faixa azul que em alguns estilos , chama-se laranja!
Outra coisa em que muitos se enganam é que se passa de faixa quebrando tijolos e etc, mas não existem materiais que se devem utilizar para passar de faixa, e quanto mais a graduação, maior é a necessidade de habilidade e concentração nas matérias exigidas.
Há o Kiai, que é a  personificação de sua força me um grito (IÁ! HER!) dizem que há pessoas que matam insetos com rede Kiai (embora alguns o façam por ter um bafo de cão! kkk).
Bom, minha explicação acaba aqui, por que não dá para ocupar mais espaço, outras pessoas devem escrever (é verdade que o que escrevo é muito melhor porque sou expert em tudo que faço, mas tenho que dar chance aos demais, kkk).
Para você conhecer direito o Karatê, você tem que no mínimo vêr alguém fazer para entender, pois mesmo que eu ocupasse todo o jornal sobre Karatê, eu não explicaria tudo. Karatê é uma daquelas coisas que você só aprende bem se fazer.
Atualmente existe uma Academia de Karatê na Avenida Boa Vista entre as Ruas Tocantins e Jamari, chama-se "Pequeno Dragão" e é considerada a melhor do estado rondoniense e tem o professor mais graduado de Rondônia (faixa preta 5° Dan). 
Se você quiser praticar, basta você ir lá e fazer um dia de treino grátis, se gostar, você fica. O professor está sempre de braços abertos para novos atletas (ele tem que pagar as contas, kkk).
Agora sim, se quiser dar alguma sugestão para o Jornal da Escola, procure um de nós.
Até a próxima edição!

Aluno Cláudio Roberto Silva Júnior, 1° Ano "C"

0 comentários:

Postar um comentário